apresentação

 

Em 2013 o NUPPE realizou, em parceria com a Universidade de Lisboa, o Colóquio Internacional Creative Processes in Art, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, nos dias 12 e 13 de setembro.


O objetivo principal desse evento foi facultar uma plataforma interdisciplinar para criar debate sobre processos criativos artísticos. Reuniu artistas e teóricos de diferentes áreas acadêmicas, com o intuito de proporcionar uma visão abrangente do tema e divulgar as. mais recentes orientações de investigação que sublinham a relação entre domínios como a filosofia, a educação e as poéticas artísticas. Conferir mais em: http://creativeprocessesinart.weebly.com/about.html e http://www.fba.ul.pt/publicacoes/creative-processes-in-art/. As nacionalidades dos participantes estrangeiros foram as seguintes: brasileira (7); alemã (4); espanhola (2); polaca (2); canadense (2); americana (2); britânica (1); peruana (1); eslovena (1); estoniana (1); grega (1); italiana (1); finlandesa (1); coreana (1).


Considerando a abrangência desse evento e a diversidade de questões abordadas sobre tão larga temática - a Criação em Artes - organizamos , o III Simpósio do NUPPE em parceria com o NUPEA, intitulado Processos de Criação: percursos e senhas. O propósito do III Simpósio é dar continuidade às investigações sobre a criação em arte (sobremaneira no campo das Artes Visuais), por meio de uma plataforma de debates em torno dos processos criativos, e reunir artistas, educadores e teóricos da arte e demais interessados nessa linha de investigação, para traçarmos uma visão expandida acerca do tema em questão, contribuindo para uma efetiva transdisciplinaridade nos seus diversos modos de abordagens.



Universidade Federal de Uberlândia
novembro 2014